Lee de Forest - Uma vida dedicada a eletrônica


Lee de Forest nasceu em Council Bluffs, no Estado de Iowa (EUA), em 23 de agosto de 1873. Estudou na Universidade de Yale doutorando-se nesta mesma Universidade aos 23 anos de idade.
Por volta de 1897 inicio seus trabalhos no campo da telegrafia sem fio. As experiências feitas por Hertz o animaram a seguir este caminho e Forest foi um dos primeiros engenheiros a construir emissoras de telegrafia nos EUA.
Durante suas experiências no seu laboratório particular descobriu por exemplo que um bico de Bunsen podia servir de detector, quando dois eletrodos de platina eram introduzidos na chama. Esta invenção, à qual aliás Forest já deu o nome de Audion, não teve importância prática, mas posteriormente este mesmo nome foi dado à primeira válvula com três eletrodos, quando então tornou-se conhecido no mundo inteiro.
O Caminho do áudion com bico de Bunsen até a válvula eletrônica com o mesmo nome foi longo e difícil. Primeiramente Forest tentou substituir a chama de gás por um arco elétrico. Em seguida colocou o arco dentro de um vasilhame de vidro no interior do qual foi vaporizado sódio. Este aparelho já trabalhava um pouco melhor que arranjo antigo. Em seguida experimentou colocar dois fios incandescentes no vasilhame, aquecendo-os com corrente elétrica. Mais tarde substituiu um dos filamentos por um eletrodo frio, conseguindo assim o mesmo arranjo com o qual anteriormente já tinha experimentado Edison.
Finalmente Forest introduziu entre o filamento e o eletrodo frio (placa) um terceiro eletrodo (grade), o qual podia influenciar o fluxo de elétrons. Com isto estava idealizada a válvula termoiônica fundamental. A primeira patente a respeito foi requerida por Forest no ano de 1906.
Embora idealizada de início para a detecção de sinais de radiofreqüência, a válvula foi rapidamente usada para amplificação e depois também como gerador de radiofreqüência. No começo o seu inventor teve que lutar com grandes dificuldades financeiras e teve de deixar caducar suas patentes européias, por falta de dinheiro. Mais tarde porém as patentes americanas lhe proporcionaram rendimentos excelentes.
Além desta patente fundamental, Lee de Forest ainda obteve muitas outras, todas no campo do rádio e da eletrônica. Até 1958, aos 85 anos de idade, ainda trabalhava no seu laboratório, não por motivos financeiros e sim para aumentar o conhecimento científico, um trabalho ao qual dedicou toda a sua vida.
Lee de Forest, um dos grandes pioneiros da técnica eletrônica, faleceu em trinta de Junho de 1961, ficando o mundo moderno devendo grande parte de seu progresso a ele.

Creditos da matéria:
Revista Monitor de Rádio e Televisão- nº 161 de agosto 1961 - pag 46