Nuvistor


A companhia americana RCA lançou no mercado mundial em 1960 este novo tipo de componente termiônico, foi um esforço final da indústria para competir como então Transistor que surgia. Sabia-se que o tamanho das válvulas poderiam ser reduzidos assim que a tecnologia permitisse.
Ao se diminuir o tamanho dos elementos estruturais da válvula algumas das suas características podiam ser mantidas constantes, enquanto, outras melhoradas ou mesmo pioradas, enquanto não ocorrem alterações tanto na transcondutância como na resistência de placa, a eficiência do catodo e o desempenho em alta freqüência melhoram. Por outro lado, devido à elevação da densidade da corrente do catodo, tanto a grade como a placa trabalham em temperatura mais elevada, o que atua de uma forma adversa tanto para segurança como da própria vida da válvula. Pela diminuição das distâncias entre os eletrodos ou elementos estruturais evita-se efeitos dieletricos, permitindo que os mesmos operem com tensões menores, resultando maior vida útil do catodo, eliminando-se métodos de isolação, por meio de soquetes especiais aliados a condensadores.
Durante o seu desenvolvimento foram pesquisadas muitas tecnologias, finalmente os engenheiros optaram por uma configuração cilíndrica com extremidade aberta para facilitar o trabalho de miniaturização, cada eletrodo da válvula de forma reduzida e leve era fixado em seu suporte consistindo de uma estrutura cônica que por sua vez eram montados em uma pastilha cerâmica. Este conceito de estrutura rígida, metal cerâmica deu origem a um componente termiônico, de tamanho reduzido, leve e com altíssimo desempenho.O NUVISTOR foi lançado no mercado como triodo, tetrodo e finalmente como um pentodo de 5W, foi empregado como componente tanto para fabricação de equipamentos eletrônicos, quer para fins civis como militares. Após quase 20 anos de permanência no mercado como concorrente direto do Transistor em 1980, depois do fechamento da fábrica da Sylvania, sua produção foi descontinuada.