Válvulas Eletrônicas


Desde menino, sempre tive a admiração pela eletrônica, me fascinava a maneira como um simples fio, ligado a uma tomada e um punhado de válvulas, conseguiam trazer as vozes a nossos ouvidos.
Do calor das válvulas, surgiu o calor pelo conhecimento e da paciência de um rádio-técnico, Sr. Aldo, como eram chamados os técnicos em eletrônica daquela época, vieram os primeiros aprendizados e o primeiro rádio galena.
Do curso por correspondência, do Instituto Técnico Monitor, veio o conhecimento técnico disponível na época. Porém as necessidades diárias, fizeram com que o sonho adormecesse, sem cair no esquecimento.
Do amigo de infância Celso Rodrigues, exímio técnico e conhecedor profundo da área de transmissão, sempre esteve presente o incentivo para que o ponteiro do s-meter não colasse e a bancada não ficasse muito tempo com o ferro de solda desligado.
Com o advento dos transistores e dos circuitos integrados, as válvulas eletrônicas no dito popular, ou, as válvulas termiônicas no jargão técnico, caíram rapidamente no desuso e no esquecimento, fazendo com que verdadeiras jóias do desenvolvimento da tecnologia, ficassem relegados a prateleiras empoeiradas em fundos de garagem, sem motivos para seu restauro ou manutenção.
Foi então idealizado este espaço com o objetivo de facilitar o intercambio de informações, material técnico, conhecimento, técnicas de restauro a “Saudosistas como Nós”.
Francisco Iglesias