Termistores


Termistores – NTC e PTC


Créditos da matéria:
Gustavo Rodrigues de Souza, 9915214 - Engenharia Elétrica - UFPR
Gustavo X, 00000 - Engenharia Elétrica – UFPR


Características dos termistores
Os temistores possuem uma constante de tempo, que considera o tempo levado para que se atinja 63% do valor da próxima temperatura. A constante de tempo do sensor depende
diretamente da sua massa e do acoplamento térmico da amostra.
No caso de consumo de potência, a corrente necessária para que o termistor comece a atuar é da ordem de 100mA, o que representará uma dissipação de potência de aproximadamente 2mW/°C. A estabilidade do termistor NTC abrange temperaturas de -50°C até 150°C, os temistores são sensores muito estáveis e sensíveis a variações pequenas de temperatura.
Os termistores fazem parte da classificação de ermoresistência. Termistores são sensores de temperatura fabricados com materiais semicondutores.
A resistência elétrica dos termistores pode variar tanto de forma proporcional ou inversa com o aumento de temperatura ao qual o sensor for exposto. Por essa característica é feita uma classificação do termistores, sendo NTC(negative temperature coeficiente) e PTC(positive temperature coeficiente).
O NTC é mais utilizado do que o PTC, devido a maior facilidade de ser manufaturado. O PTC tem como sua peculiaridade possuir um ponto de transição, somente a partir de uma determinada temperatura exibirá uma variação ôhmica com a variação da temperatura.

O diferencial do NTC é ser muito mais sensível a variações de temperatura, comparado com outros sensores de resistência variável com a temperatura, como os RTDs e os termopares.
Porém, o fato de ser mais sensível faz com que se comporte de forma não linear. A curva que define o comportamento da temperatura pela temperatura tem um comportamento exponencial.
Os RTDs são formados por materiais como o níquel, a platina ou uma liga niquel-platina. Já os termistores são fabricados de material semicondutor, tais como óxido de níquel, cobalto ou magnésio e sulfeto de ferro. Os óxidos semicondutores reagem de forma diferente do que os metais que formam os RTDs, para o NTC a resistência descresce exponencialmente com o aumento da temperatura.
Como o NTC não possui um comportamento linear da resistência com a variação da temperatura, é necessário a utilização de algum circuito que ajuste a curva exponencial para uma aproximação linear.

Resumo - Os termistores são excelentes sensores para aplicações que seja necessário uma alta sensibilidade com as mudanças de temperatura. Devido a essas características é utilizado
massivamente na área militar,área médica e na biologia.