A propagação e os radioescutas


Créditos da matéria:dxclube@yahoogrupos.com.br

Olha, eu não sei lhe responder todas estas informações, por um simples lógica, se ficar procurando as mesmas detalhadamente não vou praticar a radioescuta no inverno, período que mais gosto.
Acredito que algum colega poderá fazer isto.
Mas uma coisa eu sei e que aprendi nestes 18 anos de radioescuta que o inverno é apropriado, haja vista, por alguns detalhes de observação.
Temos menos dias de sol, então as camadas refletoras da ionosfera que deverão atuar à noite e alongam um pouco mais durante o dia. As bandas baixas são exclusivas para DX a longa distância no horário noturno.
Durante o verão existe muita estática no ar, ruídos ocasionados pela carga de íons positivos ou negativos que o proprio tempo cria pela ação do calor, efeito estufa, etc.
No inverno isto diminui e principalmente durante às noites frias.
Eu particularmente tenho um amigo radioamador, que praticou muito dx em banda baixas, como 160 metros ( 1800-1850 Khz banda de radioamamdor) e que lhe rendeu um diploma internacional reconhecendo- o como único na Amércia do Sul.
Estes ensinamentos me foram passados por ele desde 1993, quando tive os primeios contatos com o Alencar Aldo Fossá, e que ainda hoje pratica muito a recepção em banda baixa.

Não sei se consegui lhe responder, mas aí está.